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Como ser um advogado à distância? Entenda como ter uma advocacia digital!

Com o avanço da tecnologia e com a internet mais presente no dia a dia das pessoas, ser um advogado à distância se tornou uma possibilidade. Além disso, os novos hábitos fizeram com que a sociedade procurasse resolver muitos dos seus problemas na esfera online.

Sendo assim, advogar remotamente pode ser ainda mais comum no decorrer dos anos. Inclusive, já existem advocacias 100% digitais, atendendo pessoas de todo o Brasil e até do exterior.

Apesar de ser viável e uma provável tendência, o profissional precisa estar preparado para trabalhar nessa modalidade. Leia o artigo, entenda as habilidades que um advogado à distância precisa ter e como seu trabalho pode ser feito com eficiência!

Como a tecnologia possibilitou o surgimento das advocacias online?

Até pouco tempo, uma grande preocupação dos profissionais era justamente dispor de um local para atender presencialmente o público. Sendo assim, muitos jovens advogados que não tinham condições de alugar uma sala comercial sentiam-se em desvantagem.

Entretanto, nos últimos anos, surgiram diversos serviços que podem ser prestados totalmente online.

Ademais, inúmeras áreas começaram a adaptar seu modo de atuação para poder fazer negócios na internet. Inclusive, alguns passaram a laborar de forma 100% remota. A advocacia, obviamente, não ficou de fora.

A possibilidade de não precisar investir em um local físico e em estrutura para atender presencialmente apetece a muitos, inclusive entre os advogados. 

Para facilitar ainda mais, os hábitos da sociedade mudaram. A preferência agora é justamente poder fazer tudo o que for possível na internet, até mesmo resolver os problemas. 

arte de ebook de meios de produção na advocacia

Para reforçar essa tendência, surgiu a pandemia provocada pelo Covid-19. Essa nova realidade exigiu adaptação das empresas de diversos setores. Aquelas que não tinham uma boa estrutura online podem ter amargurado prejuízos.

Sendo assim, surgiram diversos escritórios virtuais, com advogados que operam majoritariamente à distância. 

Até mesmo as advocacias que trabalham presencialmente precisaram se adaptar. Muitas elaboraram um bom site e investiram nas mídias digitais para poder captar clientes. 

Como a maioria das pessoas está na internet, foi preciso buscar meios de se destacar para atraí-las, bem como utilizar ferramentas para conseguir atendê-las remotamente.

Desse modo, é possível que as advocacias que realizam atendimentos totalmente pela internet cresçam ainda mais. Há público para isso, o qual pode aumentar conforme os mais jovens passem a procurar por serviços jurídicos. 

Perfil do advogado à distância 

Seja você um profissional que atue totalmente de forma remota ou trabalha de forma híbrida, é fundamental se preparar. Afinal, como advogar à distância? Veja abaixo o perfil e as qualidades ideais para ter êxito nos seus atendimentos online.

1. Inovador

O advogado à distância precisa ser inovador e buscar maneiras de se destacar. Isso porque diversas advocacias já possuem blogs e o atendimento virtual está se tornando uma tendência para muitas delas. 

Ser inovador também significa não ficar preso às maneiras tradicionais de atuação. Logo, é preciso estar a par de soluções que melhorem o fluxo de trabalho, como os softwares jurídicos.

2. Especialista

Quem deseja atrair a todos no final não atrai ninguém. No início, é comum que os profissionais aceitem casos de todos os nichos que aparecem. Contudo, depois de alguns anos é essencial se especializar e atender apenas em um ou em poucos segmentos. 

Um especialista costuma ter maior autoridade do que um generalista. Fazer essa delimitação é importante também para prospectar clientes com maior eficácia.

O advogado que não deseja atender presencialmente pode se especializar em áreas que facilitam o trabalho remoto.

Alguns exemplos são: contratos, previdenciário, processos administrativos, advocacia extrajudicial, consultoria, dentre outros. No entanto, todo nicho do Direito pode ser passível de adaptação.

3. Aposta no marketing jurídico

O marketing jurídico é fundamental para a sobrevivência de qualquer advocacia. Atualmente, as pessoas procuram advogados por indicação e, principalmente, pesquisando na internet. 

Logo, é preciso dar máxima atenção na construção da marca, planejar estratégias de atração nas redes sociais, criar um funil de vendas, dentre outros. Além disso, o advogado precisa também fortalecer seu networking e fazer parcerias. 

4. Estrategista

Ter uma mentalidade estrategista é fundamental. Isso porque o processo de prospectar desconhecidos até o momento de torná-los clientes exige planejamento e criação de uma estratégia de qualidade. 

5. Atualizado

Ser atualizado significa sempre estar ciente das tendências de marketing e da área jurídica. É indicado, por exemplo, que o advogado procure entender as mudanças nas redes sociais para implementar sua estratégia de captação online. 

Outra dica é sempre buscar conhecer melhor seu público-alvo para entregar bons conteúdos e adaptar-se às mudanças de comportamento dos usuários.

6. Boa comunicação

Saber comunicar-se de forma clara na internet é outra atribuição que deve fazer parte do perfil do advogado à distância.

Clientes que procuram serviços virtuais costumam utilizar diversos meios de comunicação. Nesse caso, cabe a você identificar os preferidos da sua persona e entender a linguagem que deve ser utilizada para atraí-la. 

Como ter uma boa performance sendo um advogado à distância

Se você é um profissional que deseja atuar de forma totalmente remota ou que tem um escritório presencial e precisa implementar o atendimento online, veja algumas dicas para ter êxito nesse desafio!

1. Organize-se

O primeiro passo para exercer a profissão remotamente é a organização. Se você deseja laborar em casa, ter um espaço para o home office pode lhe ajudar a separar o momento de trabalho do tempo de descanso. Trabalhar em algum outro local, como os coworkings, também pode ser uma solução.

Por outro lado, se sua intenção é ser nômade digital, é preciso ter foco e saber diferenciar qual o momento de trabalho e qual o de viajar.

Caso tenha um escritório híbrido, busque meios de conciliar os atendimentos feitos. Deixar tanto os clientes virtuais quanto os presenciais esperando seu retorno por um tempo muito longo pode desagradá-los.

Procure trabalhar apenas com as ferramentas necessárias, evitando o excesso de informação. Aposte em aplicativos como as agendas no celular para sempre anotar os compromissos do dia seguinte.

2. Tenha uma rotina de trabalho

Procure definir um turno de trabalho e um horário de descanso. Se você labora em casa e vive com outras pessoas, é importante deixar todos cientes da sua programação para que nada lhe prejudique.

3. Aposte em bons meios de comunicação

Ofereça diversos meios de contato para o público. Demonstre que você é acessível e está disposto a ajudar. Além dos formulários de contato nos sites, ofereça um endereço de e-mail e suas redes sociais para que potenciais clientes possam lhe contactar por elas também. 

Além disso, há os escritórios que já investiram nos chats e nos aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp Business.

4. Não ignore as estratégias de marketing

Se os que possuem escritórios físicos precisam de marketing, imagina os advogados à distância. Por isso, reserve sempre um tempo para aprender boas técnicas e analisar as estratégias já aplicadas para poder aprimorá-las constantemente.

5. Encontre boas ferramentas de trabalho

Apostar em boas ferramentas para melhorar seu trabalho pode lhe ajudar a ser mais organizado e produtivo. Existem diversas delas. Algumas muito conhecidas e que profissionais de diversos ramos utilizam são: Trello, Evernote, Todoist, Google Keep, dentre outras.

6. Utilize um software jurídico

O software jurídico é uma ferramenta indispensável para os escritórios serem produtivos. Isso porque muitos deles auxiliam os profissionais a não perderem os prazos de seus processos, sincronizam os compromissos com a agenda do celular, dentre outros benefícios.

Softwares completos também auxiliam na gestão do escritório, colaborando com a organização das finanças e do comercial. Excelentes para os que atendem tanto presencialmente quanto remotamente.

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