Imagem de Destaque

Conheça exemplos de Inteligência Artificial no Direito

Você conhece exemplos de Inteligência Artificial no Direito? Atualmente, utiliza-se mais do que se imagina essa tecnologia dentro do universo jurídico. Porém, nem todos sabem como se pode aplicá-la e o quanto pode ser útil para os escritórios de advocacia.

Por esse motivo, preparamos este artigo, falando um pouco mais sobre a usabilidade da Inteligência Artificial (IA) no Direito. Abaixo, você vai entender o que ela é, além de conhecer exemplos de uso no meio advocatício. Confira!

O que é inteligência artificial na advocacia?

Antes de apresentarmos exemplos de Inteligência Artificial no Direito, vamos entender o que é a IA aplicada na advocacia. Basicamente, estamos falando de tecnologias que ajudam a automatizar tarefas e melhorar procedimentos internos do seu escritório.

É por meio dessa tecnologia (e de outras mais) que é possível atuar como um escritório digital, por exemplo. Com a Inteligência Artificial ao nosso lado, é possível colocar a máquina para analisar processos e destacar pontos relevantes sobre eles.

Contudo, é interessante destacar logo que esse tipo de tecnologia não substitui o julgamento humano em um processo. A experiência e expertise dos advogados não é algo que se pode ensinar para programas como o ChatGPT, por exemplo.

Entretanto, ainda assim é interessante que o seu escritório faça uso de tecnologias que podem ajudar a aumentar a sua produtividade. Seja automatizando tarefas repetitivas, ou ajudando a predizer cenários, a IA pode facilitar a vida dos seus advogados.

Qual a aplicabilidade da inteligência artificial no Direito?

Enfim, vamos falar sobre os exemplos de Inteligência Artificial no Direito, e como já se utiliza essa tecnologia no meio. Hoje, até mesmo órgãos públicos já buscam desenvolver IAs para agilizar o seu funcionamento e desafogar seus sistemas.

Em todo caso, abaixo vamos listar alguns dos casos em que se utiliza a Inteligência Artificial no universo jurídico. Existem outras formas de utilizar essa tecnologia, porém, essas algumas das maneiras que mais acabam se destacando. Venha conferir!

1. Análise de contratos

Um dos maiores usos da Inteligência Artificial na área do Direito é a análise de contratos para destacar pontos relevantes. A tecnologia consegue ler documentos e apontar para os advogados as questões que precisam de atenção especial.

Dessa forma, os detalhes que podem acabar mudando a forma como um contrato funciona ou pode se quebrar acabam sendo notados. É comum que, ao analisar documentos do tipo, não se perceba essas coisas, mas aqui a situação muda.

Em todo caso, uma das IAs que pode fazer esse serviço é o ChatGPT, porém, é interessante que se tenha alguma supervisão. Como boa parte das Inteligências Artificiais ainda estão em fase de teste, é sempre positivo verificar o resultado.

2. Automação de tarefas

Entre os exemplos de Inteligência Artificial no Direito, é quase impossível não pensar na automação de tarefas. Diversas plataformas realizam o serviço cansativo e repetitivo de forma automática, poupando tempo dos advogados.

Dessa forma, não é necessário que os advogados percam tempo realizando tarefas que apenas tomam tempo. Ou seja, o uso correto da IA pode aumentar a produtividade da sua equipe, já que deixa o seu time livre para realizar outras ações.

Seja para analisar documentos, ou realizar outras tarefas que tomam bastante tempo, a IA pode fazer o mesmo quase instantaneamente. Com a automação de tarefas, a produtividade da sua equipe, como um todo, pode crescer consideravelmente.

3. Previsão de resultados

Outro uso da Inteligência Artificial no Direito é a previsão de resultados para determinados processos. Isso porque a IA é capaz de analisar como determinado juiz já julgou alguns casos, o que ajuda o seu time a se preparar para possíveis vitórias ou derrotas.

Em muitos casos, essa predição de resultado pode ajudar os advogados a buscarem por um acordo mais vantajoso para o cliente. Em todo caso, saber como o juiz irá se comportar, com base em dados concretos, é sempre uma vantagem para quem irá atuar no caso.

De toda forma, é importante destacar que essas previsões são tomadas com base em dados concretos, analisados pela IA. Não é apenas suposição, mas sim, algo baseado em informações que podem (e devem) ser utilizadas pelo escritório.

ebook tecnologia meios de produção

4. Auxílio na tomada de decisões

Outro ponto em que a Inteligência Artificial pode ser utilizada no Direito é para ajudar na tomada de decisões dos advogados. Isso porque, os dados, hoje, ficam salvos em ambiente virtual, o que permite que sejam processados e lidos por esse tipo de tecnologia.

Dessa maneira, a IA é capaz de gerar insights valiosos para advogados em relação ao juiz que vai julgar o caso, por exemplo. Saber como ele se portou em outras situações do tipo te ajuda a organizar seus argumentos para conseguir vencer o processo.

Em todo caso, tudo isso só é possível graças à análise de dados que a Inteligência Artificial realiza. Com essas informações em mãos, é possível criar um planejamento estratégico para todos os processos em que o seu escritório está atuando.

5. Análise de riscos

Como dissemos, a Inteligência Artificial é capaz de predizer alguns comportamentos, o que também pode ser usado para o mercado de forma geral. Por meio dos dados obtidos, é possível analisar os riscos estratégicos de se tomar determinadas ações no escritório.

Por meio de um banco de dados com informações que podem ser lidas de forma acessível, você consegue se programar para não ser engolido pela concorrência. É dessa forma que a Big Data ajuda escritórios da advocacia a se manterem relevantes no mercado.

6. Projeto VICTOR

Quando falamos sobre exemplos de Inteligência Artificial no Direito, o projeto VICTOR é um dos que mais se destaca. Aqui, estamos falando sobre uma IA desenvolvida em um parceria entre o STF (Supremo Tribunal Federal) e a UnB (Universidade de Brasília).

A ferramenta é capaz de converter imagens em textos, separar documentos, classificar processos, entre outras ações básicas. Tudo isso ajuda os servidores a aumentarem a sua produtividade e também a assertividade ao julgar algum processo.

Além disso, é possível diminuir a realização de tarefas repetitivas, o que ajuda a desafogar o sistema jurídico de maneira geral. Em todo caso, esse é um dos maiores exemplos de Inteligência Artificial no Direito e que demonstra resultados interessantes.

Como utilizar a inteligência artificial no escritório?

Agora que já conhecemos exemplos de Inteligência Artificial no Direito, vamos falar sobre como você pode usufruir disso. Por meio dos softwares jurídicos certos, é possível contar com as funcionalidades essenciais que o seu escritório precisa para funcionar.

Além disso, com o software correto, você ainda pode contar com funcionalidades extras que auxiliam no funcionamento do escritório. É isso o que a ADVBOX oferece para seus usuários, uma plataforma completa para a gestão dos seus advogados.

O software jurídico ADVBOX conta com a ferramenta de pontuação por tarefas, para ajudar a gerir a sua equipe de acordo com a sua produtividade real. Ela, além de incentivar uma maior produção, também pode servir como base de remuneração para o time.

Além disso, é possível contar com integração com outras plataformas, arquivar documentos de maneira organizada por tags, entre outros pontos mais. Tudo isso em uma única ferramenta que ajuda a automatizar procedimentos internos e transformar o seu escritório.

Por isso, aproveite a oportunidade e teste agora mesmo o software jurídico ADVBOX!

Mais conhecimento para você!

Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar:

Alta produtividade na advocacia
Como criar o setor comercial do seu escritório de advocacia? Confira 7 dicas!
Software Jurídico: 17 critérios fundamentais para encontrar o melhor!
O que é a Controladoria Jurídica e como funciona
Escritórios com filiais, correspondentes e parceiros fixos
Advocacia baseada em dados
cta cadastro 03
Foto do autor

Sharlon Fraga