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As diferenças entre as gerações X e Y na advocacia digital

Geração X e Y são as novas gerações, que estão dominando a advocacia digital. Aliás, você entende exatamente do que ela se trata?

Explico: Nesta fase atual do Direito, os escritórios atuam com ajuda de equipes de alta performance e adotam a fragmentação do trabalho, para diminuir a sobrecarga, aumentar a qualidade do atendimento e a produtividade.

Além disso, nesta era, a prospecção de clientes é feita com o marketing jurídico digital, através de conteúdo rico e orgânico. Inclusive, os escritórios são baseados em plataformas digitais autogerenciáveis e sistemas que automatizam o atendimento aos clientes.

São muitas as mudanças em relação às eras passadas, fato que traz à tona a importância de entender quem é esse público que atua nos escritórios de hoje e quais são suas diferenças para aprimorar a gestão e os resultados do negócio.

Quais são as gerações XYZ? 

As gerações XYZ representam uma era de transformação digital e pensamento globalizado. Primeiro, sobre a geração X e Y:

A geração X, ao contrário de sua geração anterior (boomer), possui um pensamento complexo, que foge da dualidade (rico e pobre, certo e errado). É mais aberta a mudanças e inovações, possui entre 40 e 60 anos – e representa mais de 40% da advocacia brasileira.

E a geração Y, também conhecida como Millennials, é totalmente livre do pensamento dualista, é nativa digital e compreende indivíduos de 25 a 40 anos, somando 50% dos advogados ativos no país. 

Já a geração Z compreende indivíduos entre 18 a 25 anos, também é nativa digital (ainda mais íntima da tecnologia), é impaciente e possui comportamento individualizado, se isolando com maior frequência.

As gerações na advocacia digital

Para você entender como as gerações se comportam na advocacia digital e conhecer suas principais características, separamos os pontos principais delas abaixo. 

Lembrando que as relações entre gerações (intergeracionais) dentro dos escritórios, apesar de não ocorrerem em todos eles, podem gerar bons frutos de conhecimento e experiências compartilhadas.

arte de ebook de meios de produção na advocacia

Portanto, é importante que você incentive e tenha mais de uma geração trabalhando juntas em seu escritório, seja a geração X e Y, seja uma combinação de outras gerações.

Continue a leitura!

1. Boomer – geração gloriosa

A advocacia da geração Boomer é estruturada na retenção do conhecimento jurídico. Por isso, são resistentes ao marketing jurídico e à socialização da informação. No entanto, como consumidores, costumam contratar serviços jurídicos pela internet.

Eles possuem mais de 60 anos e representam 15% da advocacia brasileira. Inclusive, seus valores são: Lealdade, respeito à hierarquia e às regras – e eles devem ser considerados. 

Além disso, outros pontos importantes são: Tendência a serem conservadores; pensamento dualista e crença de que “manda quem tem poder”. 

Visualize abaixo outras características importantes desta geração:

  • Características principais: Confiança, segurança, e forte ética de trabalho;
  • Desempenhou papel crucial na construção das cidades no pós-guerra;
  • Valores centrados no trabalho, riqueza e lazer agendado;
  • Estrutura familiar tradicional: Pai trabalha, mãe cuida do lar, filhos estudam;
  • Percepção da tecnologia como algo sofisticado e desejável; nem sempre acessível, mas vista como símbolo de progresso.

Pontos importantes:

Apesar de eles serem resistentes ao marketing jurídico, veem a tecnologia como algo sofisticado, desejável e símbolo de progresso.

Nesse sentido, algo que pode encantar esta geração é o uso de um bom software jurídico, o que também pode proporcionar segurança, confiança e maior valorização do trabalho – estas, que são algumas das bases do Boomer. 

Inclusive, um software jurídico completo traz organização, clareza e agilidade para o trabalho, entregando exatamente o que os clientes e os colaboradores precisam.

Agora, a geração X e Y!

2. Geração X

Esta é uma geração mais aberta a mudanças e inovações. Eles possuem entre 40 e 60 anos e representam mais de 40% da advocacia brasileira. 

A geração X pensa de forma mais complexa; sabe que existem vários interessados e não apenas dois pólos – e aceita melhor a diversidade. 

Além disso, é leal à empresa, veste a camisa, entrando para a empresa sem pensar em sair. Isso sem falar que é uma geração workaholic com orgulho. 

Ademais, são competitivos, cautelosos com mudança e abertos à inovação, desde que seja de forma segura e planejada. Afinal, buscam estabilidade do status e da condição financeira conquistada. 

  • Herança de valores de trabalho dos baby boomers, mas com ênfase na competência, independentemente da hierarquia;
  • Possui tendências idealistas e familiaridade com incertezas e mudanças;
  • Vivenciou a transição da mídia TV para a internet e a popularização do celular;
  • Testemunhou eventos como a Guerra Fria, a queda do Muro de Berlim e a chegada da AIDS;
  • Valorização do status social e financeiro como indicadores de sucesso;
  • Colocação da família como ponto central, apesar da experiência de divórcio dos pais;
  • Enxerga a tecnologia como agente de transformação e mudança na sociedade;
  • Destaque para a ativa participação feminina no mercado de trabalho.

Pontos importantes:

Algo que pode encantar esta geração competitiva por natureza, ainda no assunto “advocacia digital”, é implementar o Taskscore – a pontuação por tarefas.

Afinal, o Taskscore permite atribuirmos pontos a cada tarefa realizada. E, como cada tarefa possui pesos diferentes, os pontos variam, gerando maior motivação para realizar o trabalho.

Vale ressaltar que, tanto na geração Boomer quanto na geração X, há o trabalho árduo como um valor pessoal. 

No entanto, as próximas gerações, Y e Z consideram que não é preciso sofrer para realizar uma meta e é possível conciliar prazer e trabalho.

3. Geração Y – Millennials

Totalmente adeptos e nativos digitais, estão acostumados com a informação compartilhada. São livres daquele pensamento dualista, possuem de 25 a 40 anos – e representam 50% da advocacia brasileira. 

É preciso falar com o Millennial de igual para igual. Então, se você quiser a colaboração dele, precisa ouvi-lo e considerar sua opinião. Inclusive, ele aprende rápido, mas também quer crescer rápido e ser reconhecido a cada entrega de qualidade. 

Além disso, busca liberdade e propósito, e, mesmo jovem, passa por crises existenciais de ficar se perguntando por que faz o que faz (crise semiexistencial precoce). 

Se você deseja manter um bom relacionamento com as pessoas dessa geração, esteja presente, estabeleça escuta ativa e dê conselhos, incentivando-os ao autoconhecimento. 

  • Assumem as facilidades proporcionadas pelo dinheiro e consumo, mas não valorizam tanto o trabalho árduo dos pais;
  • Têm envolvimento significativo com o consumo e a ampla gama de possibilidades oferecidas pela internet;
  • Vinculam o trabalho ao prazer, onde dinheiro e satisfação são integrados na mesma fase da vida;
  • Diferentemente da geração anterior, não esperam acumular dinheiro para usufruir na velhice, valorizam o presente e o prazer imediato;
  • Famílias distintas, frequentemente lideradas por mulheres independentes financeira e emocionalmente;
  • Convivência com pais separados, irmãos de outros casamentos e namorados dos pais;
  • Tecnologia e mídia são vistos como meios de acesso, não necessariamente de conhecimento ou aprofundamento;
  • Tendência de “tudo posso” (acesso) em detrimento do “tudo sei” (aprofundamento no uso).

Pontos de destaque:

Aqui, o propósito e a liberdade importam. Então, se isso também importa para você, pode demonstrar o quanto o seu escritório também valoriza isso.

E uma forma de fazê-lo é digitalizando seus processos, suas atividades e seu modelo de negócios. Afinal, daqui para a frente, as empresas precisarão diminuir o impacto negativo no meio ambiente e na sociedade. 

E, ao colocar o digital no centro do seu modelo de negócios, você também pode implementar uma gestão baseada em resultados – sem precisar ser rígido quanto ao local de trabalho ou aos horários.

Aliás, não quero que soe repetitivo, mas um bom software também pode te ajudar nisso. Já pensou?

Aproveite e confira neste vídeo como se comportam as diferentes gerações nos escritórios jurídicos do Brasil:

Qual é a geração X?

A geração X compreende os nascidos entre 1965 e 1981.

E, diferente das gerações anteriores, os membros da geração X são indivíduos abertos a mudanças e inovações. Eles entendem a complexidade dos interesses em jogo e aceitam a diversidade de pensamentos. 

Inclusive, essa geração valoriza a lealdade à empresa, sendo conhecida por “vestir a camisa” e por seu comprometimento. No entanto, são cautelosos em relação a mudanças, buscando inovação de forma segura e planejada. 

Quem são a geração Y? 

A geração Y, ou Millennials, compreende os nascidos entre 1982 e 1994. 

E, diferente das gerações anteriores, os Millennials são nativos digitais, caracterizados por um pensamento não dualista, reconhecendo a diversidade de classes e culturas, por exemplo. 

Além disso, eles valorizam liberdade e propósito, como já mencionamos, além do respeito entre colegas de diferentes níveis hierárquicos.

Qual é a idade da geração Z? 

A geração Z engloba os indivíduos que, atualmente, estão na faixa etária de 18 a 25 anos. 

Eles são nativos digitais, assim como os Millennials, mas trazem consigo uma perspectiva ainda mais centrada na tecnologia. 

Inclusive, outras características importantes são:

  • Cresceram em uma sociedade fortemente influenciada pela tecnologia;
  • Incorporação do conceito de virtualidade na vida diária, com destaque para o uso constante de celulares, jogos e mídia onipresente;
  • Possuem tendência ao isolamento, sendo conhecida como a geração do “fone de ouvido”;
  • Valorizam a individualidade, mantendo relações vinculadas principalmente às interações virtuais por meio de plataformas como Facebook e WhatsApp;
  • Compartilham a impaciência da geração anterior, mas demonstram uma afinidade ainda mais forte com a tecnologia;
  • Têm conhecimento mais aprofundado e amigável em relação à tecnologia – esta que determinou a mudança de valores desta e das outras duas gerações;
  • O ciberespaço é visto como um local desterritorializado, propiciando diferentes relacionamentos e sendo considerado mais livre e seguro para os jovens, em comparação com as ruas das grandes cidades.

Inclusive, a tecnologia de forma geral realmente encanta esta geração. E, caso você queira trazer agilidade para o dia a dia de trabalho, isso é com ela.

Prepare-se para os desafios e obtenha maiores resultados

Em um mundo jurídico em constante evolução, compreender e se adaptar às diferentes gerações é decisivo para o sucesso. 

E os gestores de escritórios que sabem lidar com a geração X e Y, além de Z e Boomer estarão preparados para enfrentar desafios e ir em busca de melhores resultados. 

Inclusive, o Software ADVBOX é uma solução inovadora que se adapta ao estilo de trabalho de cada geração – e pode ser a peça fundamental para a eficiência e o crescimento sustentável no ambiente atual.
Você já conhece essa solução? Aproveite e leia este artigo sobre os problemas que o Software ADVBOX resolve.

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