Imagem de Destaque

Inovações tecnológicas na advocacia: conheça 8 delas!

Diversas são as inovações tecnológicas na advocacia e o profissional que acompanha as principais tendências têm maiores chances de se destacar da concorrência. Saiba que a área jurídica é uma das mais impactadas pela tecnologia, tendo em vista que algo novo pode surgir. 

Desse modo, é necessário que o advogado busque meios de se atualizar para não ficar para trás e, consequentemente, perder espaço no mercado jurídico.

Com as ferramentas da ADVBOX, é possível reduzir de forma significativa a burocracia, as tarefas repetitivas do escritório, otimizar o tempo e entre outras infinidades de vantagens. 

Quais as últimas inovações tecnológicas no departamento jurídico?

Confira, a seguir, as principais inovações tecnológicas e como elas podem ajudar na rotina do seu escritório e em seu sucesso. Continue a leitura e saiba mais! 

1. Assinatura eletrônica 

A assinatura eletrônica já é muito utilizada por vários profissionais do direito e a tendência é que aumente ainda mais seu uso no mercado. Isso porque os documentos físicos estão sendo substituídos por documentos digitais armazenados no computador ou na nuvem. 

Os benefícios de adotar a assinatura eletrônica são inúmeros. Veja alguns deles: 

  • Evita a impressão de papéis; 
  • Apresenta validade jurídica;
  • Evita o acúmulo de documentos físicos; 
  • Agiliza o andamento processual; 
  • Proporciona maior segurança e proteção, graças à criptografia; 
  • Permite assinar documentos de qualquer lugar, usando dispositivo móvel; 
  • Ajuda no processo de entrega de contratos e de assinatura; 
  • Evita a impressão de papéis. 

Desse modo, os escritórios que ainda não inseriram essa importante tecnologia podem perder tempo e a produtividade pode ficar prejudicada, tendo em vista que contribui no trabalho de toda a equipe, evita tarefas burocráticas e facilita a relação entre advogado e cliente. 

2. Armazenamento em nuvem 

O armazenamento em nuvem vem substituindo de forma considerável os documentos físicos e o seu armazenamento em armários e estantes. Essa mudança proporciona diversas facilidades para o dia a dia dos profissionais, pois não precisam perder horas procurando por um papel impresso. 

É importante ressaltar que já existem bancas que não apresentam documentos físicos, mas ainda existem escritórios que estão se adaptando a essa nova realidade. O armazenamento em nuvem não ocupa espaço no computador e celular e economiza espaço no escritório. 

3. Chatbots 

Os chatbots também é uma das tendências tecnológicas na advocacia que merece destaque. Muitos negócios dos mais variados segmentos do mercado já estão utilizando essa tecnologia, uma vez que é capaz de proporcionar uma experiência no atendimento ao cliente. 

Desse modo, eles são considerados robôs de atendimento e podem ajudar os escritórios em vários serviços. Sendo assim, utilizar a inteligência artificial (IA) é muito satisfatório para o escritório e para os clientes. Com a ferramenta tecnológica, o profissional consegue otimizar: 

  • Responder dúvidas de clientes e enviar e-mail; 
  • Responder as dúvidas de maneira objetiva e rápida; 
  • Agendar consultas jurídicas; 
  • Promover uma maior interação  com o visitante do site ou blog.

4. Software jurídico 

O software jurídico consiste na plataforma que permite um maior controle dos processos gerenciais e jurídicos do escritório de advocacia. Ou seja, as atividades realizadas pelos profissionais, que eram documentadas em papel ou planilhas, passam a ficar em um único lugar. 

Dessa forma, uma das principais características de um software é a centralização de informações. Todos os dados dos escritórios ficam em uma plataforma, em que os profissionais conseguem acessar os recursos para realizar seus trabalhos de maneira otimizada. 

Com um software da ADVBOX, por exemplo, é possível deixar a gestão mais estratégica. Pois, é possível acompanhar de perto o andamento das atividades, mensurar os resultados e planejar atividades de forma satisfatória. 

Ademais, outro benefício é a integração e a velocidade nos processos de comunicação interna. Além da automação de alertas e notificações, o software é um ambiente virtual em que é possível acessar os processos, dados dos clientes, modelos de petição e outras informações necessárias para um trabalho produtivo. 

ebook tecnologia meios de produção

Quais as tendências para o futuro de um advogado?

Além disso, existem muitas tendências em que é preciso ficar de olho. Confira!

1. Processos eletrônicos 

Estamos saindo da era dos processos físicos, época em que as petições eram impressas em milhares de folhas. Mas, já estamos ingressando totalmente no processo judicial eletrônico. 

Assim, é possível consultar, acessar e até mesmo peticionar de qualquer lugar do país. Dessa forma, não é mais necessário que o advogado vá até o Fórum com frequência, garantindo recurso e tempo com o deslocamento. 

Como os processos eletrônicos o advogado atua no mercado de forma sustentável, o andamento das atividades fica mais otimizado e os processos podem ser acompanhados com mais facilidade. 

Logo, o processo eletrônico é um importante marco da no direito. Pois, deixa as tarefas mais práticas, eficientes e os escritório mais produtivo. O advogado que deseja se destacar no mercado, deve ficar atento às tendências tecnológicas para conseguir usufrui-las. 

2. Machine Learning 

O Machine Learning é uma importante inovação tecnológica na advocacia, pois precisam lidar com um elevado número de dados. Contudo, agrupar as informações não é uma tarefa fácil, mas com a ferramenta essa tarefa burocrática é minorada. 

Por meio dos algoritmos de Machine Learning, o advogado consegue automatizar diversos processos no escritório, com pouca ou nenhuma intervenção humana. O computador, por exemplo, pode realizar a extração de dados em um processo, e pesquisar a jurisprudência para o desenvolvimento de uma petição. 

Nesse panorama, com a redução do trabalho operacional e das atividades burocráticas, o profissional e toda a equipe ganha tempo para focar em tarefas estratégicas, tanto para melhorar os resultados da empresa, quanto para garantir uma boa experiência ao cliente. 

Além disso, com a inovação tecnológica o escritório consegue analisar resultados, encontrar problemas que estão prejudicando o trabalho do escritório, alcançar insights valiosos para a tomada de decisão e entre outras ações que visam aumentar a produtividade como um todo. 

3. Automação Robótica de Processos (RPA) 

O RPA consiste em um tendência tecnológica que ganhará ainda mais força nos próximos anos, isso devido a transformação e facilidades proporcionadas aos profissionais do Direito. A ferramenta faz uso da inteligência artificial e usa robôs de softwares. 

Sendo assim, o RPA permite a extração automática de dados e informações de documentos em várias situações. Confira algumas de suas funcionalidades: 

  • Monitoramento digital dos processos;
  • Possibilidade de análise automática da dados para a tomada de decisão; 
  • Coleta automática de informações processuais. 

Desse modo, é preciso destacar que o RPA proporciona mais agilidade nas ações judiciais, elimina erros humanos e eleva a produtividade dos profissionais do escritório. Por esses benefícios, é possível que essa inovação ganhe ainda mais destaque. 

8. Lawtechs 

As lawtechs são startups voltadas para o mercado jurídico, cujo principal objetivo é oferecer soluções inovadores e tecnológicas para esse setor. Já existem diversas no mercado, como as que desenvolvem softwares para a gestão de contratos e os que oferecem tecnologia para aperfeiçoar a produção de peças processuais. 

Essas empresas tem o intuito de encontrar gargalos, possibilidades de melhorias e, para isso, usam a tecnologia para otimizar os processos e para tomar boas decisões. É inegável que o meio jurídico apresenta alta complexidade, com informações de distintas fontes. 

Com as soluções tecnológicas lawtech centralizam a análise dessas informações no escritório, padronizam a realização das tarefas e agilizam a rotina do ambiente de trabalho. 

Portanto, existem importantes inovações tecnológicas na advocacia.

A tendência para o futuro é que a área jurídica esteja cada vez mais em harmonia com as mudanças sociais e, principalmente, com as tendências, o que pode deixar a área mais eficiente e mais próxima do que os clientes realmente precisam. Gostou do conteúdo que preparamos para você?

Então, aproveite para entrar em contato conosco para saber mais informações a respeito do assunto!

Mais conhecimento para você!

Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar:

Alta produtividade na advocacia
Como criar o setor comercial do seu escritório de advocacia? Confira 7 dicas!
Software Jurídico: 17 critérios fundamentais para encontrar o melhor!
O que é a Controladoria Jurídica e como funciona
Escritórios com filiais, correspondentes e parceiros fixos
Advocacia baseada em dados
cta cadastro 03
Foto do autor

Sharlon Fraga