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A ligação entre Inteligência de Negócio e produtividade

Você sabia que a Inteligência de Negócio está diretamente ligada com a produtividade da sua equipe? Por esse motivo, é importante entender como esse conjunto de processos funciona, e como ele pode ajudar o escritório de advocacia.

E para entender melhor o que é Inteligência de Negócio, além da sua ligação com a produtividade, preparamos este artigo. No texto abaixo você vai saber tudo o que precisa sobre o tema e compreender como a tecnologia pode ser uma poderosa aliada do escritório. Boa leitura!

O que é Inteligência de Negócio?

Também conhecida como Business Intelligence (BI), Inteligência de Negócio é um conjunto de processos que busca e organiza dados para auxiliar nas tomadas de decisões. Logo, o escritório pode direcionar a sua atuação no mercado com base em informações corretas.

Diversas áreas podem se beneficiar da Inteligência de Negócio, pois praticamente se pode coletar e analisar todo dado pode para isso. Seja no marketing, finanças, ou ainda para aumentar a produtividade, essas informações podem ser extremamente valiosas.

Em todo caso, com os softwares corretos ao seu lado, é possível captar e utilizar dados de forma proveitosa. Dessa maneira, a eficiência do seu escritório aumenta, e, consequentemente, a sua equipe de forma mais produtiva.

Como utilizar inteligência artificial na advocacia?

Mas afinal de contas, a Business Intelligence utiliza Inteligência Artificial (IA) para realizar seu serviço? Na realidade, sim, e é por esse motivo que esse tipo de ferramenta pode ser tão útil e agilizar a velocidade de trabalho de toda a sua equipe.

É por meio de Inteligência Artificial que os programas mapeiam dados que são relevantes para o seu escritório. Automatiza-se boa parte desses procedimentos e capaz de que se entendam seus dados de forma mais clara.

Em todo caso, ferramentas como o Bard e o ChatGPT podem ser de grande utilidade para otimizar o tempo dos advogados do seu escritório. Realizar tarefas repetitivas, por exemplo, é algo que essas tecnologias não encontram nenhum tipo de dificuldade.

Qual a relação entre o Big Data e as ferramentas do Business Intelligence?

Existem três conceitos que estão diretamente ligados ao de Inteligência de Negócio: Big Data, Data Driven e Jurimetria. Vamos falar sobre cada um deles para que seja possível entender o quanto eles são importantes para a Business Intelligence.

Quando falamos sobre Big Data, estamos nos referindo à técnicas de armazenamento para um grande volume de dados. Aqui, englobam-se os 3 Vs: Volume, Velocidade e Variedade de dados, para garantir a qualidade das informações.

Já no caso da Jurimetria, estamos falando, a grosso modo, da Big Data aplicada ao Judiciário. Ou seja, é a compilação das informações que citamos, porém, referentes ao Judiciário, para auxílio simplificado dos advogados.

Já a Data Driven é a gestão responsável por tomar as decisões com base nos dados que se coletaram. Dessa maneira, se pode aplicar a Inteligência de Negócio dentro do escritório de advocacia, ajudando a otimizar procedimentos.

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Onde aplicar o business intelligence?

Aplica-se a Inteligência de Negócio na advocacia por meio de 4 pilares imprescindíveis para o seu funcionamento: coleta, análise, compartilhamento e monitoramento. Dessa forma, é possível colocar a estratégia de Business Intelligence em prática.

Em todo caso, abaixo vamos falar um pouco mais sobre cada uma dessas etapas, para que seja possível entender seu funcionamento. Confira!

1. Coleta

A coleta de informações é o que torna possível colocar as estratégias de Inteligência de Negócio em prática. É nessa etapa que se define quais dados são relevantes de acordo com o objetivo que o seu escritório deseja alcançar.

Para essa tarefa, você pode utilizar um software de Business Intelligence, o que ajuda a coletar os dados de maneira prática. Em todo caso, é interessante também que não misture os dados atuais, úteis, com aqueles que não têm mais serventia para o seu escritório.

2. Análise

Também é importante que se defina quais serão os indicadores que se adotarão pelo seu escritório. É por meio dessas métricas que se definirão as ações que deverão se tomar para garantir o cumprimento dos seus objetivos.

A análise de dados é uma etapa essencial para garantir a boa aplicação da sua estratégia de Inteligência de Negócio. Ao analisar os dados, por exemplo, você já consegue delimitar quais objetivos podem ser alcançados com as informações levantadas.

3. Compartilhamento

A próxima etapa é a de compartilhamento de dados com os setores responsáveis pelas ações que serão tomadas. Após a análise, você já pode definir o que é útil para cada setor, e então, compartilhar aquilo que pode ser valioso nas tomadas de decisões.

É importante que o seu escritório consiga compartilhar as informações de forma mais transparente possível. Isso garante que o time responsável por obter os dados, e colocar o plano em prática, vai conseguir fazer bom uso de tudo o que foi coletado.

4. Monitoramento

A última etapa é frequente e vai exigir atenção do seu time, pois estamos falando do monitoramento das ações tomadas. É por meio dessa prática que conseguimos identificar onde erramos, e quais pontos precisam de atenção para serem refeitos.

Além disso, é importante destacar que é muito difícil conseguir criar uma estratégia, na primeira tentativa, em que dará tudo certo. Ajustes serão necessários, e por isso, é essencial estar monitorando as ações da sua equipe.

O que a tecnologia ajuda na advocacia?

Como vimos até aqui, a Inteligência de Negócio nos permite contar com uma série de dados essenciais para aumentar a eficiência do escritório. E, com as informações certas em mãos, o seu time tem a possibilidade de realizar tarefas de maneira veloz.

Logo, a Inteligência de Negócio acaba influenciando diretamente na produtividade da sua equipe. Seja de maneira individual, ou para todos, os dados obtidos por meio da Business Intelligence são essenciais para um melhor funcionamento do escritório.

De toda forma, a alta produtividade na advocacia não pode ser ignorada ou deixada de lado. É sempre importante contar com ferramentas que ajudam a tornar o escritório mais produtivo, e para isso, a Inteligência de Negócio pode ser de grande ajuda.

Qual a importância de se medir os índices de produtividade?

Muito se fala sobre produtividade, porém, muitos não sabem como fazer a mensuração, e nem o porquê disso. Porém, se o objetivo do seu escritório é crescer, sem necessariamente aumentar a carga horária, por exemplo, mensurar é essencial.

Isso porque, dessa forma é possível identificar quais colaboradores estão entregando o que se espera, e quem deixa a desejar. Essa estratégia ajuda o gestor a encontrar formas de auxiliar melhor o advogado que estiver com dificuldades, por exemplo.

De toda forma, mensurar a produtividade instiga a competitividade saudável dentro da sua equipe, e os dados podem ser compartilhados entre o próprio time. O controle sobre a produção do escritório é indispensável para quem mira o crescimento.

1. Disponibilizar dados de produtividade é recomendado?

Uma discussão quando falamos sobre disponibilizar dados de produtividade entre a equipe é se isso é positivo ou não. Porém, para chegar a essa resposta, basta analisar alguns tópicos básicos que rodeiam o debate:

  • A competitividade vai existir, independente da pontuação ser apresentada ou não;
  • A pontuação concreta ajuda a competitividade a se tornar objetiva, afinal de contas, a entrega é o que gera os pontos;
  • Diminui o número de críticas relacionadas ao trabalho feito pelos colegas de equipe;
  • Ajuda a nivelar a sua equipe por cima, levando em consideração as pontuações mais altas em primeiro lugar.

De toda forma, é muito importante evitar que o seu time se sinta desconfortável com a forma que a produtividade é mensurada. Evitar a produtividade tóxica é essencial para garantir que o seu escritório não seja prejudicado enquanto tenta se tornar mais produtivo.

2. Como acompanhar a produtividade do escritório?

Como vimos, a Inteligência de Negócio ajuda a tornar o seu time mais eficiente e, consequentemente, produtivo. Porém, essa produtividade deve ser mensurada e acompanhada de alguma forma, para garantir que, realmente, tenha efeito prático.

Para isso, você pode contar com o taskscore ADVBOX, um sistema de pontuação por tarefas realizadas. A cada atividade feita por um advogado, ele recebe uma quantidade X de pontos, que ajudam a acompanhar o seu serviço.

A pontuação das tarefas pode (e deve) ser alterada, para garantir que todas as atividades sejam valorizadas. Por meio dessa estratégia, você ainda ganha a oportunidade de remunerar o seu time com base nos pontos, para garantir um pagamento justo.

Esse tipo de sistema ainda evita conflitos em relação às queixas de um colaborador sobre o progresso do outro. Além disso, os gestores podem visualizar a pontuação de todos sem a necessidade de perguntas, evitando constrangimento e situações embaraçosas.

Aproveite a oportunidade e teste o nosso sistema agora mesmo!

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Eduardo Koetz