
Você sabe o que é gestão de crise, e como aplicá-la dentro dos escritórios de advocacia? Por mais que por muitos advogados ignorem, não se deve deixar esse gerenciamento de lado, pois isso afeta diretamente a imagem do seu negócio.
Por esse motivo, é importantíssimo aplicar a gestão de crise no escritório de advocacia, e você vai descobrir como fazer isso no artigo abaixo. Aqui você vai entender o que é esse gerenciamento, sua importância, além de outros pontos para aplicá-lo nos negócios.
Venha conferir!
O que é gestão de crise na advocacia?
Gestão de crise é o plano traçado para lidar com problemas inesperados, que podem prejudicar seu escritório financeiramente ou em relação à reputação. Dessa maneira, ajuda a lidar com possíveis imbróglios que podem surgir com o público.
Na gestão de crise, além de lidar com os problemas quando surgem, também é preciso tentar identificar fontes para os próximos. Dessa forma, é possível lidar de maneira mais tranquila quando uma crise acabar se instaurando.
Por esse motivo, muitos escritórios já contam com um plano estruturado sobre o que se deve fazer em momentos de crise. Agir de maneira antecipada, e ter um plano de contingência, ajuda a amenizar os efeitos que esses problemas trazem para os negócios.
Em todo caso, quando pensamos sobre o que é gestão de crise, é preciso analisar o que está acontecendo, e evitar que isso se repita. A ideia é fazer com que o seu escritório tenha sempre uma estratégia para não se prejudicar em momentos conturbados.
Qual é a importância de gerenciar uma crise?
Agora que já sabemos o que é gestão de crise, vamos falar um pouco mais sobre a importância de se utilizar essa estratégia. Basicamente, estamos falando sobre práticas que ajudam a proteger a reputação e as finanças do seu escritório.
Além disso, uma boa gestão de crise também ajuda a lidar melhor com as redes sociais do escritório. Isso porque, é por meio desse canal que você pode fazer postagens para esclarecer assuntos, se desculpar, entre outros avisos.
De toda forma, segundo dados da Opinion Box, 64% do público já comprou serviços ou produtos que foram descobertos no Instagram. Isso só demonstra o quanto esses canais podem ser poderosos se o seu escritório usá-los de forma correta.
Enfim, outros dos principais motivos pelo qual seu escritório deve investir na gestão de crises são os seguintes:
- Ajuda o seu escritório a permanecer mais tempo vivo no mercado;
- Reduz os impactos que as crises têm, seja do ponto de vista público, seja da visão dos seus colaboradores;
- Contribui para que você evite repetir os mesmos erros no futuro;
- Faz com que a reputação do seu escritório não sofra maiores danos;
- Agiliza o processo de lidar com os problemas que podem surgir no escritório.
Como fazer a gestão de crise no escritório de advocacia?
Já sabemos o que é gestão de crise, sua importância, então vamos falar sobre como aplicá-la em seu escritório. Abaixo, separamos algumas dicas que serão valiosas para tornar o seu trabalho mais simples no momento de fazer seu gerenciamento. Confira!
1. Entenda a visão do público sobre o escritório
Quando pensamos em o que é o gestão de crise, é importante entender a percepção do público em relação ao seu escritório. Compreender a visão que construíram do seu negócio é interessante para verificar o grau de satisfação do cliente com a marca.
Para isso, promova pesquisas de satisfação, além de verificar comentários em redes sociais e sua reputação em portais que medem isso, como o Reclame Aqui. Essas informações são valiosas para garantir que o seu time se comunique melhor com o público.
De toda forma, entender como o público vê o seu serviço é essencial para que se compreenda o que deve se melhorar. Realizar pesquisas para descobrir o que se deve alterar é indispensável para contar com uma boa gestão de crise.
2. Invista na experiência
Investir na experiência do cliente também é uma boa maneira de lidar com as crises, quando elas chegarem. Isso porque, essa prática ajuda na fidelização do público, além de impactar diretamente na imagem que o cliente tem do seu escritório.
Um cliente fidelizado, mesmo em momentos de crise, vai acabar preferindo contar com os seus serviços. Por saber a forma como se é atendido, além da qualidade do que o é oferecido, acaba pesando mais do que saber que o seu escritório está passando por um mau momento.
De toda forma, o atendimento do seu escritório, além do serviço prestado, deve ser de grande qualidade. Se isso não acontecer, você vai enfrentar dificuldades em fidelizar o público e, em momentos de crise, não irá poder contar com seu apoio.
3. Tenha um comitê para lidar com a crise
Assim como é importante fazer uma boa gestão financeira do escritório, é essencial ter um comitê de gerenciamento de crise quando esses problemas surgirem. É esse grupo que será o responsável por lidar com a crise quando ela aparecer, além de evitá-la.
De preferência, o comitê deve ser multidisciplinar, contando com um membro de cada setor do escritório. Dessa forma, é possível enxergar a situação de diferentes pontos de vista diferentes, o que garante uma abordagem mais completa para o problema.
Em todo caso, quando pensamos sobre o que é gestão de crise, também precisamos analisar como os problemas devem se resolver. A presença do comitê é o que torna isso possível, e por isso, não se deve deixá-la de lado.
4. Monte o plano de ação para o escritório
Um ponto indispensável quando falamos sobre o gerenciamento de uma crise é a montagem de um plano de ação. É interessante que o seu negócio consiga prever possíveis situações que irão causar certos problemas para o seu escritório.
Por mais que fazer previsões seja difícil, é preciso ao menos levar em consideração que determinados cenários podem se concretizar. É melhor que se elabore um plano com antecedência, mesmo que não se vá usá-lo, do que se pegar desprevenido.
De toda forma, o planejamento deve ser feito de forma individual para o seu escritório, sendo recomendado contar com os seguintes dados:
- O comitê de gerenciamento de crise é composto por quais pessoas;
- Quem são os responsáveis por comunicar as decisões do escritório, e onde esses informes devem ser feitos;
- Quais são os pontos levados em consideração para definir se determinada situação é uma crise ou não;
- Quais são os procedimentos para avaliar qual é a gravidade da crise que está instaurada;
- Quais procedimentos devem ser tomados para se responder à crise, o que deve ser feito de fato;
- Como deve ser medida a eficácia da resposta dada, seus resultados e se resolveram o problema.
5. Apresente um serviço eficiente para o cliente
Outra forma de lidar com a gestão de crise é oferecer um serviço eficiente para o seu público. Por mais que isso não seja bem uma dica para lidar com esses momentos, ainda assim, evita uma série de problemas que podem se tornar uma crise.
É interessante também apresentar um serviço consistente, que não seja eficiente apenas em momentos de crise. Para isso, não deixe de utilizar a tecnologia e treinar a sua equipe para oferecer sempre o melhor serviço possível para o seu cliente.

Como otimizar o funcionamento do escritório?
Enfim, vimos o que é gestão de crise, como isso pode afetar o seu negócio, e formas de lidar com os problemas que podem surgir. Contudo, é interessante também saber como otimizar o funcionamento do seu escritório para evitar crises futuras.
Para isso, é recomendado contar com um software jurídico, que permita que o seu time agilize processos internos. O sistema ADVBOX é uma excelente alternativa e que conta com funcionalidades que tornam o seu escritório mais eficaz no mercado.
A ferramenta conta com o taskscore ADVBOX, um sistema de pontuação por tarefas que ajuda a aumentar a produtividade do time. Além disso, o controle de produção do seu time pode ser acompanhado de perto dentro da própria plataforma.
Garantindo que todos estão produzindo como esperado é um ponto importante para evitar que novas crises surjam no escritório. Por esse motivo, é interessante contar com essas e outras funcionalidades presentes no sistema ADVBOX.
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