Produtividade

Onboarding do escritório: Como organizar?

Vídeo descritivo de Como organizar o Onboarding do escritório em conteúdo da ADVBOX sobre Direito, Tecnologia e Gestão.

Clique aqui para assistir o episódio no Youtube, mas se preferir, segue o roteiro…

Como o colaborador pode ter um bom desempenho?

Estudos mostram que todo novo trabalhador em escritório demora de 3 a 6 meses para atingir o seu ótimo desempenho. No entanto, com um treinamento inicial adequado esse tempo pode reduzir para 1 mês apenas.

Como novos advogados e colaboradores são recebidos quando começam a trabalhar no seu escritório? Seu escritório não tem um treinamento inicial estruturado?

O que é onboarding de uma empresa?

Aqui na ADVBOX, depois que criamos o onboarding, nossa rotatividade de pessoal caiu 3x e conseguimos crescer muito mais rápido.

Além disso, nosso onboarding é totalmente aplicável em escritórios de advocacia e estruturamos ele de um jeito que não atrapalhasse nenhum colaborador no seu dia a dia, integrando os advogados mais experientes no processo.

Isso ocorreu como um efeito colateral com um sentimento de valorização, melhorando o clima e fortalecendo a auto estima do time.

O plano de onboarding adaptado para um escritório de advocacia seria assim:

Durante a primeira semana, cada dia pela manhã há 2 palestras de 1h30.

Primeiro dia

No primeiro dia, o sócio fundador relata a história do escritório, modo de atuação, público que atende e um pouco da cultura e valores. Ademais, menciona também sobre cultura de alta produtividade e mais algum tema que seja essencial importância.

É muito importante que o sócio diretor fale com todos participantes do onboarding, na primeira hora, do primeiro dia, e que o assunto seja a parte cultural e de valores para destacar bem aos novos.

Segundo dia

No segundo dia pela manhã, o sócio fundador explica os setores, apresenta a estrutura organizacional e a comunicação interna do escritório. Além disso, aborda sobre como são realizados os procedimentos e quem é responsável por cada demanda.

Terceiro dia

No terceiro dia, o foco é o atendimento ao cliente, e também se fala sobre qualidade e a Controladoria Jurídica.

Quarto dia

No quarto dia, se aborda as linhas gerais da estratégia comercial, marketing e negociação de contratos.

Quinto dia

No último dia da semana, se inicia uma visão geral da matéria de Direito em que o colaborador irá trabalhar, os livros que são base de trabalho para o escritório.

Ademais, é realizada a entrega de um plano de estudos dessa área para o período de experiência, dando um norte para o colaborador seguir sozinho.

Primeira semana no Onboarding

Durante as tardes desta primeira semana é entregue uma lista de tarefas padrão que inclui vídeos do Youtube, blog posts sobre os temas abordados e, eventualmente, algum mini curso ou seminário gravado.

Vale salientar que cada conteúdo desse é atribuído como tarefa do advogado ou colaborador.

Todo esse conteúdo é alternado com atividades prática, colocando o novo colaborador a assistir atividades do colega antigo e aos poucos realizando as tarefas operacionais.

Fim do Onboarding

Ao final do período de experiência, encerra-se o onboarding com uma avaliação individual feita diretamente pelo responsável do setor do colaborador novo. Uma reunião “one one”, de auto avaliação.

Faça um onboarding no seu escritório. Tenho certeza que os novos membros se sentirão mais acolhido e o resultado ser atingido muito mais rápido, sem causar estresse a ninguém.

Como organizar o Onboarding do Escritório

ADVBOX trará novos conhecimentos sobre Direito, Tecnologia e Gestão, apresentando temas inovadores para advogados e advogadas pensarem na sua profissão com uma visão aprimorada de negócios.

O programa será composto por episódios que vão ao ar todas as terças-feirasàs 17h.

Para assistir este episódio sobre como organizar o onboarding do escritório, basta clicar aqui.

Não perca essa oportunidade de aprimorar seus conhecimentos, inscreva-se no Canal do Youtube da ADVBOX e ative o sino para ser notificado de todos os episódios!

Onboarding
Foto do autor

Marketing