Imagem de Destaque

Quais os benefícios da tecnologia no Direito?

A tecnologia tem incentivado a evolução na vida e nos negócios, sejam eles quais forem. Da indústria ao comércio, ela tem mudado as formas de produtividade. Porém, a tecnologia em Direito também tem trazido mudanças…e para melhor!

A partir dela, os processos produtivos dos escritórios ficaram mais fáceis, ágeis e precisos. Consequentemente, os escritórios se destacaram e cresceram em seus ramos de atuação e garantiram clientes mais satisfeitos com os serviços prestados.

É a tecnologia a serviço de todos e de tudo!

Assim, este post vai mostrar:

  • O que é tecnologia jurídica?
  • Quais são os principais benefícios da tecnologia no setor judiciário?
  • Quais são as principais tecnologias utilizadas pelos profissionais do direito na atualidade?

Permaneça na leitura desse texto e veja como a tecnologia fez a diferença para o trabalho de advogados e escritórios.

O que é tecnologia jurídica?

O conceito é simples. A tecnologia jurídica é o uso de ferramentas e recursos modernos que possam aperfeiçoar operações e serviços no campo do Direito, atendendo às necessidades dos profissionais dessa área.

Nesse sentido, plataformas, softwares, além de outras soluções, foram inseridas no contexto advocatício para, por exemplo, monitorar processos, clientes e as finanças do escritório, além de automatizar tarefas, gerenciar documentos e pesquisar leis.

E tudo isso pode ser feito de forma integrada.

Como resultado, ela trouxe mais praticidade e eficiência para o dia a dia do escritório, potencializando os resultados. 

Quais são os principais benefícios da tecnologia no setor judiciário?

De forma geral, são muitos os benefícios da tecnologia em Direito que vão desde a melhoria nos processos internos do escritório quanto nos serviços oferecidos aos clientes. Então, vejamos algumas dessas vantagens.

1. Automação de tarefas

Todo o trabalho tem sua rotina e no Direito isso envolve tarefas como a pesquisa de leis, redação de contratos e revisão de documentos, por isso, o uso da tecnologia torna esses processos automatizados, agilizando os serviços e otimizando a atividade de advogados.

Assim, eles têm mais tempo para se dedicarem a atividades mais estratégicas e eficientes dentro do ramo, melhorando sua produtividade.

Consequentemente, a otimização do tempo também ajuda na melhoria da qualidade de vida do profissional.

2. Acompanhar processos

A tecnologia no Direito permite que o advogado acompanhe a movimentação de todos os processos sem precisar acessar qualquer site. 

Isso porque, por meio de ferramentas como softwares, os advogados recebem periodicamente as atualizações dos casos que acompanham de forma mais fácil e ágil.

Com isso, a produtividade é certa!

3. Controle de prazos

O dia a dia do advogado é corrido, por isso a tecnologia é uma forte aliada, seja para organizar a agenda ou controlar prazos, o que também pode ser feito por meio de softwares que emitem lembretes para esses controles.

4. Atendimento personalizado

A tecnologia no Direito possibilita, por meio da análise de clientes e de uma comunicação instantânea e direta, que o escritório ofereça soluções assertivas e específicas às dores e necessidades do seu público.

5. Gestão jurídica

A tecnologia ainda oferece a possibilidade de uma gestão jurídica completa e eficiente ao automatizar os processos, gerenciar documentos e prazos, por exemplo.

E isso tudo é possível por meio de um único software jurídico como a ADVBOX, que traz inúmeras funcionalidades integradas para otimizar o trabalho de escritórios e advogados.

Clique aqui e descubra como ele pode te ajudar no dia a dia.

6. Digitalização de processos

A digitalização de processos jurídicos foi um dos grandes ganhos da inserção da tecnologia no Direito. Ou seja, a gestão de documentos on-line oferece armazenamentos de processos judiciais, por exemplo, de maneira segura, rápida, prática e econômica.

7. Compartilhar documentos

O armazenamento digital traz benefícios não só para o acondicionamento seguro e prático de toda a documentação. Tal tecnologia no Direito permite que ela seja também compartilhada entre qualquer colaborador do escritório que necessite dela.

Ou seja, estando no escritório ou fora dele, os funcionários podem acessar qualquer documento que esteja armazenado neste formato, bastando, para isso, de ferramentas adequadas de armazenagem e compartilhamento, além de internet.

8. Marketing jurídico

A tecnologia em Direito auxilia os profissionais e escritórios a executarem estratégias de marketing jurídico e de conteúdo, em especial por permitirem uma análise de mercado e de clientes.

Como resultado, há uma consolidação do negócio e engajamento dos clientes.

9. Acesso ao Direito

A tecnologia trouxe a democratização do Direito na sociedade, já que por meio de plataformas on-line e aplicativos, por exemplo, a população, em especial a mais vulnerável, tem acesso à justiça.

Assim, a disseminação de informações na área, o contato com advogados e até mesmo a assistência jurídica gratuita é possível a todo cidadão.

10. Segurança de dados

Certamente você já ouviu falar em violação de dados, certo? Diante dessa ameaça, a tecnologia na advocacia propõe soluções, como a criptografia, para garantir a segurança de dados e confidencialidade das informações, sejam de clientes ou de seus processos.

11. Reuniões virtuais

A tecnologia em Direito também possibilitou as reuniões com clientes, assim como as audiências em Tribunais no formato virtual. Com isso, há economia de tempo e de recursos do advogado ao evitar deslocamentos em um trânsito caótico.

Os benefícios da tecnologia em Direito são muitos, assim é fundamental conhecer algumas das principais ferramentas tecnológicas usadas hoje em dia por profissionais e escritórios.

Veja algumas delas.

ebook tecnologia meios de produção

O que tem de novas tecnologias no direito?

Entre as principais tecnologias aplicadas na advocacia estão aquelas que automatizam as tarefas diárias, o que é possível, em especial, por meio de softwares.

Sendo assim, na sequência, verifique quais são essas tecnologias que se destacam hoje na área jurídica.

1. Softwares

Os softwares jurídicos são os exemplos mais comuns das novas tecnologias no Direito. Por meio deles, advogados e escritórios podem otimizar e agilizar suas atividades, encurtando o tempo utilizado para as ações e oferecendo mais qualidade no serviço ao cliente.

Isso acontece porque a ferramenta integra e disponibiliza de forma rápida e automática  diversas informações necessárias ao trabalho do advogado, sejam leis específicas  ou mesmo o acompanhamento de prazos processuais.

2. Armazenamento em nuvem

Guardar documentos importantes no computador ou em pen drives é coisa do passado, pois a tecnologia proporciona, atualmente, o armazenamento em nuvem.

Ou seja, permite salvar vários  arquivos digitais em plataformas ou servidores fora do computador e conectados à internet.

Com isso, toda a papelada do escritório fica segura na rede, pois não existem riscos de problemas nos computadores ou outros dispositivos afetarem os arquivos armazenados.

Além da segurança, essa tecnologia economiza espaço e tempo para localizar os documentos, já que eles podem ser acessados de qualquer lugar que tenha internet.

3. Digitalização de documentos

A digitalização de documentos é outra tecnologia em Direito que veio para facilitar o dia a dia do advogado, já que o ato de escanear deixou de ser a única forma de passar a documentação do meio físico para o digital.

Hoje, é possível realizar essa digitalização por meio do próprio celular e aplicativos como o Google Drive.

4. Assinatura digital

A assinatura digital veio para comprovar e garantir a segurança da identidade no mundo virtual de pessoas físicas e jurídicas. 

Consiste, portanto, em uma chave virtual vinculada a um certificado digital e aceita como uma assinatura normal, da mesma forma como ocorre no modo físico. 

A segurança da assinatura conta com a ajuda da criptografia.

5. Intimações on-line 

Não é possível dar andamento ao  processo jurídico sem as intimações judiciais, por isso elas também sofreram mudanças com a chegada da tecnologia em Direito. Sendo assim, hoje, elas são, sempre que possível, eletrônicas. 

6. Videoconferências

Audiências on-line são uma possibilidade que cresceu bastante após a pandemia e são usadas até hoje para otimizar tempo e reduzir gastos.

Mais uma ferramenta que a tecnologia oferece para o Direito.

A tecnologia em Direito, assim como nas demais áreas de prestação de serviço, só trouxe benefícios que otimizaram o trabalho dos advogados e ofereceram mais qualidade aos clientes.

Portanto, não fique de fora das maravilhas que ela pode trazer a você e ao seu negócio!

Mais conhecimento para você!

Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar:

Alta produtividade na advocacia
Como criar o setor comercial do seu escritório de advocacia? Confira 7 dicas!
Software Jurídico: 17 critérios fundamentais para encontrar o melhor!
O que é a Controladoria Jurídica e como funciona
Escritórios com filiais, correspondentes e parceiros fixos
Advocacia baseada em dados
cta cadastro 03
Foto do autor

Sharlon Fraga